sábado, 17 de outubro de 2009

Sobre a dor e o sofrimento

"A dor é a experiência penosa, a experiência do desprazer de intensidade e duração variáveis, normalmente localizada no corpo próprio e geradora de evitamento. A experiência da dor é universal entre os seres humanos e estende-se a outras espécies animais. É um exemplo paradigmático de experiência consciente e coloca desde logo o problema de saber que tipo de acontecimento ela constitui. Na medida em que parece irredutível a uma descrição externa, como seria a que tomasse por base disposicões comportamentais, evidencia uma perspectiva privilegiada: a daquele que se vê afectado por ela. " Maria José Cantista

Por que falar sobre dor hoje? Ou a pergunta seria por que não falar?
Por que não falamos mais da dor e do sofrimento, se estes acometem a todo ser vivo na face da terra?! Por que escondemos as dores e sofrimentos na sociedade comtemporanea? Por que nos guiamos pela busca desenfreada pelo prazer, negando a todo instante aquela que está sempre presente? Nossa sociedade desaprendeu a lidar com a dor e o sofrimento. Busca nega-los a todo instante. Guia-se por promessas de felicidade constante, pelo fingimento de um mundo só de prazeres.
Assistindo a séries médicas me deparei com casos ficticios de pessoas que não sentiam dor. Por algum motivo estas pessoas não sentiam qualquer dor. Seria isto incrível para qualquer pessoa, não fosse o fato de que sem a dor, a pessoa não é avisada de uma doença, não é avisada sobre um corte, se está frio demais, se está quente demais. Ou seja, a dor é um mecanismo do corpo humano para avisa-lo de que algo vai errado. Sem a dor não podemos saber que algo vai errado, desta forma não é possível identificar logo o caso e tratá-lo, torna-se dificil o diagnóstico de uma doença e seu posterior tratamento. Traçando uma comparação, podemos supor que a dor e o sofrimento que acompanham a humanidade também sejam sintomas de que algo vai errado com esta. Algo não está bem, existe algum problema no ar. Portanto negar a dor não é acabar com o problema, é simplesmente um sintoma que impede a sociedade de diagnosticar sua patologia, não podendo assim tratar-se. A falta da dor, ou sua negação, apenas garante que tudo continuará como está, sem gerar incomodo, passando assim uma falsa idéia de estar "tudo bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário